
embaração


-4_edited.jpg)

o embaração é uma estrutura de jogos, criado por alunos da escola de arquitetura da ufmg em parceria com o grupo de teatro de são gonçalo do bação.
de modo geral ele se baseia na livre associação de imagens a partir de uma história, cabendo aos participantes decidir a motivação e as regras do jogo.
dependendo da forma que se escolhe associar as cartas, os jogos podem ter caráter mais competitivo, mais cooperativo, se relacionar com o improviso e o teatro ou vários outras possibilidades.
a estrutura é formada basicamente por conectores e cartas com imagens da região do bação, agrupadas em 4 categorias: a dos espaços (azul), a associada a histórias e memórias (amarela), a associada a manifestações culturais (vermelha) e a relacionada às riquezas naturais da região (verde).
a intenção da interface é incentivar diálogos sobre o bação, que contribuam para a problematização do contexto a partir das pessoas que o vivem.
mas como será jogar isso?
existem duas possibilidades de jogar com o embaração: de forma online e de forma física. a forma física (pegável) existe sob responsabilidade do grupo de teatro, em são gonçalo do bação. já a versão online (pela internet) pode ser acessada publicamente pela plataforma miro.
financiado pelo lagear ea/ufmg - laboratório gráfico para experimentação arquitetônica da escola de arquitetura da universidade federal de minas gerais.

embaração físico
embaração digital
elaborado por beatriz bartholo e luísa paiva (com contribuição de beatriz abreu e kou matsushita) em parceria com o grupo de teatro de são gonçalo do bação, sob orientação de ana paula baltazar e josé dos santos cabral, inicialmente como parte da proposta de uma disciplina de projeto da escola de arquitetura da ufmg.