top of page
 "eu vejo que assim, é, é... as vezes as pessoas nem tem a, a, a noção, sabe, assim, desse estrago... ficam pensando na subsistência, nos filhos pra criar, pra estudar, sabe, assim, a roupa que quer dar, o presente de natal, assim..."
 "tem gente que é daqui da comunidade que não vê isso como... por que eles não entendem... é, é... eles não foram no sarzedo, não foram ali em miguel burnier que o lugar acabou, não lembra de itabirito quando tinha o terminal de minério bem na entrada..."
 "eu antigamente, antes quando falava sobre essa questão da mineração, no tempo, é, no tempo bem atrás... 30 anos atrás, mais ou menos, talvez, eu ficava na, assim, na ilusão de como que aqui no bação diretamente assim, no nosso solo, né, não tinha marcas assim de... de minério de ferro e que o minério acontecia nas montanhas mais afastadas, então eu achava que a gente ia ficar aqui uma grande ilha, é... protegida, no meio dessa loucura toda no, no em volta né, porque congonhas já tinha muita destruição, itabirito ali pro lado do.... do pico também já tinha muito, pro outro lado, miguel burnier, tambem tinha bastante essas coisas todas, então eu achava que... e ai ficava nessa ilusão que... que aqui ia ficar protegido. depois quando começa aqui essa, essa ameaça do, do, da bação logística e essa, essa... exploração chegando nessas terras próximas, que ai a gente vai fazendo a, a, essa análise de que mesmo que esteja há alguns quilometro de distância, mas o que afeta nas, nas, nas, nascentes, nos rios e nas cachoeiras, né... na vida aqui do local, é... do cotidiano, aí eu fico pensando, nossa, como é que eu tinha o pensamento completamente... assim, né, inocente, do... do que poderia acontecer, né."

relatos

"é interessante o ponto da poeira assim… tá distante,  aonde eles estão… mas parece que o fluxo de cair poeira  na casa da gente aqui aumentou [...] assim…. eu, por  exemplo, eu gosto de manter minha mesa do computador,  minhas coisas sempre, sei lá... limpas assim, gosto dessa  parada, e aí é muita poeira… o que tomou mais conta  disso tudo. tipo, é vou tirar poeira, né, ficar acumulando  poeira ali não rola, e… é muito assim… chega a ser um  pouco esquisito"

"chegaram ja botando máquina [...] não bateram na porta não, eles arrombaram a porta... [...] o pessoal da associação fez  um movimento, embargou a obra  [...] mas assim, o que eles já  detonaram com essa coisa de  terraplanagem… já detonaram mata atlântica, cerrado... já detonaram nascente..."

"indo trabalhar, pelo o que eu me lembro, assim, uma das... das recordações mais forte  a respeito é eu indo trabalhar  e indo pra casa da Marilene, eu trabalhava lá, passei, nó, muitos anos da minha vida trabalhando... lá, e aí um dia, eu indo pra lá, um fluxo de caminhão muito grande assim, na volta da lagoa, porque até então a galera não tinha nem pensado em uma estratégia de fugir do... de passar de são gonçalo, e ai os caminhões começaram numa super movimentação assim, pra quem ainda tava um pouco desligado foi tipo, ou, o quê que tá acontecendo, que tanto de caminhão é esse, tem pare e siga ali na frente, já tão mobilizando a estrada principal da mata que é a estrada que eles estavam utilizando pra subir pra são gonçalo, e ai foi quando eles realmente já passaram dentro da comunidade que a gente acordou, e ai foi fazendo reunião lá na associação e ai da associação acho que rolou, é..., reuniões na igreja, e ai foi tudo através, assim, do pessoal, quem era mais contra ali a mineradora mesmo assim que, tipo, viu que a situação tava ficando um pouco grotesca, fora do comum até do ponto dos caminhões passar, ônibus passando no centro histórico de são gonçalo, foi quando rolou essa mobilização geral de... da galera, pô galera, vamo tentar ao máximo aqui, é... não tem como a gente embargar aquela obra, saca, não tem... é impossível a nossa comunidade parar aquilo, mas tem como a gente fazer umas conversas ali pra mediar a situação, tipo,  tirar o fluxo de caminhão daqui, tipo, tirar o fluxo de carreta daqui, diminuir tudo isso assim e tal, mas grande parte da população também tava descendo pra ralar lá né... e muita gente construiu muita coisa trabalhando lá em baixo... e ai foi... foi pontos assim, delicados mesmo, é..., ela ao mesmo tempo chegou e empregou uma galera e tava fazendo aquela merda e a galera que tava tentando só mostrar que o ponto errado ali... então gerou muita coisa assim na comunidade mesmo..."

quais outras histórias também mudaram?

bottom of page